A abertura de cada educador desejoso de investigar o processo pedagógico a partir da auto-percepção enquanto um ser reflexivo e de relação com o outro e com o mundo, constitui-se em caminho de superação da proposição individual de cada disciplina e a compreensão do conhecimento como um todo não compartimentado.
“A atitude pedagógica da ação educacional transdisciplinar objetiva
educar o indivíduo não somente para que ele possa ativar a capacidade de
adquirir conhecimentos filosóficos/científicos/técnicos, como também para que
possa ativar a capacidade de conhecer, através de vivência de auto-conhecimento
ou da arte de aprender, o funcionamento da programação da mente velha
conhecida em sua própria existência”.
- Valoriza os processos críticos, criativos, dialógicos e recursivos, reconhecendo a autonomia relativa do sujeito aprendente e a responsabilidade individual e coletiva.
- .Trabalha com o conceito de aprendizagem integrada, lembrando que os fenômenos cognitivos são inseparáveis dos fenômenos biofísicos. Daí a importância das estratégias pedagógicas transdisciplinares para a criação de novos cenários de aprendizagem ou de “momentos transdisciplinares”, segundo Juan M. Batalloso (2009).
Comente a FUNDAMENTAÇÃO TRANSDISCIPLINAR.
ResponderExcluirOi Eliane
ResponderExcluirPassei por aqui para ver sua rede de aprendência. Parabéns. Abçs
Ok Geny Lucia!
ResponderExcluirSeja bem vinda e volte sempre.
Aproveite e deixe suas contribuições.
Abraço,
Eliane