sábado, 27 de abril de 2013

2. FUNDAMENTAÇÃO TRANSDISCIPLINAR





A abertura de cada educador desejoso de investigar o processo pedagógico a partir da auto-percepção enquanto um ser reflexivo e de relação com o outro e com o mundo, constitui-se em caminho de superação da proposição individual de cada disciplina e a compreensão do conhecimento como um todo não compartimentado.


“A atitude pedagógica da ação educacional transdisciplinar objetiva educar o indivíduo não somente para que ele possa ativar a capacidade de adquirir conhecimentos filosóficos/científicos/técnicos, como também para que possa ativar a capacidade de conhecer, através de vivência de auto-conhecimento ou da arte de aprender, o funcionamento da programação da mente velha conhecida em sua própria existência”. 
  •      A transdisciplinaridade não combina com pensamento único e com práticas         instrucionistas, já que valoriza o pensamento complexo e relacional, o pensamento articulado, auto-eco-organizador e emergente.

  •   Valoriza os processos críticos, criativos, dialógicos e recursivos, reconhecendo a autonomia relativa do sujeito aprendente e a responsabilidade individual e coletiva.

  • .Trabalha com o conceito de aprendizagem integrada, lembrando que os fenômenos cognitivos são inseparáveis dos fenômenos biofísicos. Daí a importância das estratégias pedagógicas transdisciplinares para a criação de novos cenários de aprendizagem ou de “momentos transdisciplinares”, segundo Juan M. Batalloso (2009).


3 comentários:

  1. Comente a FUNDAMENTAÇÃO TRANSDISCIPLINAR.

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  2. Oi Eliane
    Passei por aqui para ver sua rede de aprendência. Parabéns. Abçs

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  3. Ok Geny Lucia!

    Seja bem vinda e volte sempre.
    Aproveite e deixe suas contribuições.
    Abraço,
    Eliane

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